06/02/11

RECEITA BOLA DE BERLIM

Creme de Pasteleiro:
250 ml de leite
75 gramas de açúcar
40 gramas de farinha
2 gemas de ovo
1 ovo inteiro

Massa
0,5 kg de farinha
30 gramas de fermento de padeiro
150 gramas de açúcar
50 ml de leite
125 gramas de manteiga
raspa de limão ou laranja
3 ovos
sal a gosto
farinha para polvilhar
óleo para fritar
açúcar

Creme de Pasteleiro
Ferva 200 ml de leite.

À parte misture os restante ingredientes com 50 ml de leite frio e junte depois ao leite quente ainda ao lume sem parar de mexer até obter um creme espesso.
Retire do lume deixe arrefecer.

Massa
Coloque a farinha num recipiente grande ou sobre a bancada da cozinha. Faça um buraco no monte da farinha e coloque nele o fermento e o leite.
Amasse com um pouco da farinha que o rodeia. Faça uma bolinha, dê uns golpes e deixe crescer.
Quando o fermento tiver crescido retire-o do meio da farinha e amasse aí o açúcar, a raspa de limão e a manteiga Amassando muito bem. Junte então o fermento, os ovos um a um sem parar de amassar e o sal.
Vá polvilhando a massa com farinha enquanto amassa até que esta se descole do recipiente ou bancada.Forme uma bola e deixe levedar até que duplique de tamanho.
Divida então em pequenas porções com peso médio de 50 gramas e disponha-as bem separadas umas das outras num tabuleiro ou sobre a bancada polvilhada com farinha.
Deixe levedar bem e crescer novamente. Depois de terem crescido bastante frite as bolas em óleo pouco quente, lentamente e virando-as de vez em quando para fritarem por igual.
Trate da massa com cuidado para não a deformar. Quando estiverem fritas retire-as, escorra-as muito bem e polvilhe-as com açúcar.
Dê-lhes um golpe e recheie com o creme de pasteleiro.
(da net)

Sem comentários: