30/11/11

Camarão à valentão

Comprei 2 sacos de camarão congelado. Muito bem arrumados num sono celestial aguardavam pacientemente que alguém com carteira recheada lhes deitasse a mão. Com sal e pouca cebola numa panela redonda cheia de alumínio cozi-os deixando burbolhar a água num laranja cruel e doce ao mesmo tempo.
Passei-os por água fria, mais um pouco de limão, um pouco de manteiga e prato que esperas.

A noite foi de um comer lento e concordante. Os ditos estavam muito bons.

LOUCOS VENTOS



Os loucos ventos dos dias tranquilos estão adormecidos mas um ruído simples pode-os acordar. As distâncias estão aumentando e as bocas estão sedentas por água. A loucura adormecida promete acordar e nos silêncios da tristeza brotam olhares vazios de nada ter. A posia foi à valeta e os livros que tantas pestanas perdidas causaram estão guardados esperando outro tempo. Continuo a desenahr o futuro entre apreensões e calafrios.

PAZ ... POR FAVOR




Hoje não é sábado. Não é um dia qualquer. É um insensível tempo com um fermento em ebulição que parece se desfazer em pouco tempo. As palavras endureceram, os passos da paz estão se reduzindo e loucos por barulho e confusão vão segurando cordelinhos para confundir e desgastar. Os dias vão ficando mais pequenos para fazer o amor e a liberdade já não passa por aqui. Só resta saber quais os juros que teremos de pagar.

22/11/11

COMO NASCEU O NOME VENEZUELA



O território venezuelano foi um dos primeiros territórios habitados pelo homem na América do Sul. Antes da chegada dos europeus, a Venezuela era habitada por vários povos como os índios Caribes, os Aruaques e os Cumanagatos.
Cristóvão Colombo, em 2 de Agosto de 1498, chega à costa venezuelana durante a sua terceira viagem ao continente americano. Apesar de Venezuela ter sido descoberta por Colombo, foi Alonso de Ojeda quem explorou o país, navegando ao longo do mar do Caribe até o lago Maracaíbo.

O navegador deu o nome de Venezuela (pequena Veneza) ao país devido à semelhança entre as palafitas indígenas e a cidade Veneza.

PORQUE É QUE O PERÚ SE CHAMA PERÚ?




Na língua inca quíchua, a palavra peru significa “terra de riquezas e esperanças”. Outra versão aponta uma adaptação do nome de um importante cacique inca – Birú.

11/11/11

SOALHEIRA - FONTE NOVA

As vinhas de outros tempos já se apagaram. Restam saudades, memórias de vindimas, de verões cheios de ternura e sombras com amoras.
Nasceram pinheiros, em terras bravias, e estenderam-se os pés na caruma do tempo.
Só a encosta sul da Gardunha continua cheia de luz e verde!

04/11/11

LER? ... É UMA BOA IDEIA!



5 frases sobre livros



1 - Um livro é uma sucessão de sonhos e ideias;

2 - Um livro é uma viagem ao cérebro de um desconhecido;

3 - Um livro é produto de um idiota que nunca se cansa;

4 - Um livro é um bem precioso;

5 - Um livro é um mar onde se aprende.

5 frases sobre o prazer de ler

1 - A leitura é uma aventura indispensável;
2 - Quem lê escreve o mundo;

3 - Ler é descobrir o coração de quem sonha;

4 - A leitura é a magia da sabedoria;

5 - Quem lê, consegue voar no céu da imaginação.