29/03/13

IMAGINA

Imagina que é sempre primavera, que as figueiras darão sempre sombra, que podes correr livremente à beira de precipícios e és dono do mar. Imagina que vais concretizar todos os teus sonhos, que o futuro será melhor que nunca e que a pobreza acabou.
Não te percas em pormenores pois a vida é demasiado curta.

PONTE DA MINHA JANELA

Sorte a minha que tenho uma janela virada para o rio. Rio cheio de luz branca nos dias alegres e bancos de nevoeiro que escondem a beleza do brilho das águas nos dias tristes.
E ao fundo mora uma ponte ... imensa, importante, cheia de luzes e destinos que se cruzam sem ninguém dar por isso. E nas noites de véspera de feriado os pilares brilham e aparecem no fundo da paisagem com toda a serenidade do presente.
E no caminho baixo de nuvens atrevidas vão-se esvanecendo e aparecendo repentinamente transformando a noite num mar da palha che
io de surpresas.

26/03/13

EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM ALVERCA

Exposição de trabalhos do Miguel (1ª exposição).
Alverca - Casa da Juventude. (lá no alto, detrás do CEBI)
Aberta de 2ª a sábado durante o mês de abril de 2013

NOITE DE LUAR

Depois de um dia de chuva a lua sobe no céu e prepara-se para se deitar no telhado da casa mais alta.

25/03/13

MINHA ESCOLA

Se a manhã está radiosa
Se as árvores vestirem rosa
Canto uma canção

Se trazes sorriso aberto
E se estiveres por perto
Dá saltos o coração

Se o professor ajudar
Ele hoje vai falar
E eu sei o que te dizer ...

22/03/13

RAÍZES

Hoje foi um dia normal. Arrastei os sapatos pelas ruas molhadas, fui trabalhar como em todas as sextas feiras, passeei os meninos de cá para lá e vi alguns minutos de futebol.
 Criamos rotinas e muitas vezes já não podemos passar sem elas, adaptamo-nos a quase todas as situações e passado o primeiro impacto, continuamos assobiando para o lado até um dia a injustiça nos morder sem razão. E se na maioria dos dias as ondas têm entre um e dois metros, temos de nos preparar para aqueles que só não arrastam os que têm raízes nos pés.

21/03/13

O PASSEIO DA NOITE

Passeio o cão num dia de vendaval. Deixo-me levar para onde ele quer, afinal a sua liberdade de princípio de noite deve ser respeitada ... o dia foi longo. Passam dois arrepiados de cabeça baixa com destino certo e seguem olhando para lado nenhum. Ouvem-se gritos de crianças que desejam ficar mais tempo na rua e, de mãos nos bolsos, lá vem o passageiro da noite.
Vão piscando as luzes do pilar da ponte enquanto as nuvens vão subindo para norte. O cão já comeu a relva toda e o frio começa a mandar ...

20/03/13

O NOSSO MUNDO

Seguem as ruas desaguando em outras ruas, passam as estrelas vagueando no céu e tudo parece funcionar com uma precisão para a qual não há definição. Ao mais pequeno abalo tudo treme e desencadeia ondas impressionantes de tsunamis nunca previstos. O que foi escrito não é para qualquer um é para quem acredita que o imprevisto está previsto

18/03/13

ESTAÇÃO DE ENTRONCAMENTO

As cidades nascem do nada, florescem e vão-se apagando lentamente. Principamente aquelas que ficam no mapa do acaso e nas ruas do esquecimento.

17/03/13

Estação da Póvoa

Enquanto o passado nos vai deixando e o futuro vai amadurecendo, o presente é límpido e tranquilo. As linhas que nos levam e trazem permanecem silenciosas, escondidas por nevoeiros e brumas indecifráveis. Anunciam-se chegadas e partidas, seguem rotinas cansadas e no meio das pressas e vagares desfila o encanto de mais um dia que passa.

15/03/13

A NOSSA ESCOLA

Quem será que chegou cedinho
À escola para aprender
Na força de longe chegar
Qualquer um pode ser

Oh linda escola
Cheia de janelas
Deixa-me sonhar
Deixa-me crescer
Já sinto saudades
Quero aqui ficar

Dou-te uma flor
Se arranjar amor
Meu lindo jardim
Quero descobrir
Se quando eu partir
Vais chorar por mim

Aristides nobre patrono
Nosso orgulho e admiração
Salvou milhares de vidas
Homem de grande coração



08/03/13

A NOSSA HISTÓRIA

Quase há mil anos atrás
Um jovem foi capaz
De fundar um país



Os mouros foram-se embora
Por eles ninguém chora
Por um tempo, tudo foi feliz

Na tristeza se fez ao mar
Descobrir terras ... em caravelas
Foi preciso ... muito marear

Cruzaram a história com outras gentes
Levaram pacada, partiram dentes
Mas nem o Adamastor
Os conseguiu travar

03/03/13

O MEU PRIMEIRO BRINQUEDO

O lugar onde nasci era escuro. A minha mãe só me viu quando chegou a manhã. A minha casa era de pedra e o soalho de madeira rangia a todos os movimentos da família. O meu pai vinha a casa uma vez por semana e numa dessas vezes mostrou-me o que era a tecnologia. Uma flauta uma harmónica Vinha embrulhada em papel de seda especial e um cheiro a novo que nunca irei esquecer.

A MAIOR DESCOBERTA TECNOLÓGICA DO HOMEM - A RODA

A roda foi a maior descoberta tecnológica do ser humano. Um TGV a 300 km por hora desliza sobre rodas incríveis e silenciosas. O carro e bois do meu avô tinha duas rodas gigantes que venciam estradas cheias de buracos e estações do ano incertas.
A roda mudoiu a história do homem. Sem a roda o homem não vai longe.
O carrinho de mão suporta 7 vezes mais carga  do que o ombro humano! Uma roda faz a diferença!

A TECNOLOGIA E EU

Aos 12 anos havia a máquina de costura da minha mãe. Ela cosia e eu pedalava. Depois vem a máquina de escrever. Lembro o orgulho dos meus pais - Mais um record! ...Todos os pais sentem orgulho num filho que datilografa bem.
O meu pai lá trouxe a máquina de cortar cabelo elétrica. Esta tecnologia de ponta comprada em Espanha deixava o cabelo às ondas mas os piolhos fugiam a sete pés. O spretum, bem azulinha, chegou aos vinte anos e essa já era tecnologia de respeito ... o automóvel ... o telemóvel e tantos objetos que nos fizeram esquecer os bons e maus momentos ... apenas nos distrairam.