12/07/05

Cavalos e mouchões


Cavalos e mouchões
Originally uploaded by manuel.cmatos1000.
Também a indústria, aproveitando as excelentes condições naturais, a proximidade com o rio Tejo e o caminho-de-ferro, começou a implantar-se nesta localidade, com fortes implicações na estrutura demográfica e na consequente evolução urbanística.

Onde estão?


Onde estão?
Originally uploaded by manuel.cmatos1000.
A evolução económica, demográfica e política levou a que, no início do século XX, a 13 de Abril de 1916, fosse criada a freguesia da Póvoa de Santa Iria.

Apesar de no século XIX ainda ser um lugar, a Póvoa de Santa Iria tem um movimento associativo forte e dinâmico e uma elevada consciência cívica e social, levando os mais altos dirigentes republicanos a passarem aqui regularmente, onde tinham uma grande base de apoio.

Agricultura


Agricultura
Originally uploaded by manuel.cmatos1000.
Desde a formação do Morgado que a Póvoa pertencia ao Termo de Lisboa e à paróquia de Santa Iria da Azóia. Mais tarde agregou o concelho de Alverca, que durou 19 anos. Quando é extinto em 1855 este município, a Póvoa, passa para o concelho de Vila Franca de Xira. Oito anos depois dá-se a abolição dos morgados e é, definitivamente, adoptado o nome de Póvoa de Santa Iria. Com a criação do concelho de Loures, a Póvoa passa a integrar este novo município, regressando mais tarde a Vila Franca de Xira.

Ainda é Ribatejo


Ainda é Ribatejo
Originally uploaded by manuel.cmatos1000.
Depois da constituição do Morgado a história torna-se mais consistente, os aspectos económicos, judiciais e sociais começam a ter assento escrito e pode explorar-se com mais profundidade esses dados.
Tomamos conhecimento da influência que as viagens marítimas têm no património cultural e religioso da Quinta de Nossa Senhora da Piedade, como é exemplo, o oratório de São Jerónimo, a Lápide do Senhor Morto e a igreja de Nossa Senhora da Piedade; sabe-se de outras igrejas, capelas e devoções do povo a santos e santas que hoje se encontram completamente esquecidos pela comunidade; da forma como eram explorados olivais, vinhedos e quintas e de como eram pagos os tributos aos Senhores do Morgado; a aplicação das penas e os indultos que eram dados aos criminosos.


Originally uploaded by manuel.cmatos1000.
É a partir da independência de Portugal, sobretudo no reinado de D. Sancho II, que começam a achar-se vestígios de grande ocupação desta faixa de terra. No entanto, as referências a cultos, sobretudo a Nossa Senhora da Sebonha, venerada pelos marítimos, começam a aparecer no século XII. No reinado de D. Afonso IV, no século XIV, mais concretamente no dia 10 de Janeiro de 1348, Dom Vicente Afonso Valente transmite, por testamento, a seu irmão Lourenço Afonso Valente o Morgado da Póvoa e nomeia-o primeiro administrador e herdeiro dos bens da Póvoa.

Bem perto de Lisboa


Bem perto de Lisboa
Originally uploaded by manuel.cmatos1000.
ESTA NOSSA CIDADE

A PÓVOA DE SANTA IRIA E A SUA HISTÓRIA

(Adaptado da revista “Dadores de Sangue” em Junho de 2005-07-11


A Póvoa de Santa Iria é uma cidade multifacetada de origens culturais bastante antigas. Data dos finais do Paleolítico superior os seus primeiros achados arqueológicos, existindo, no entanto, vestígios de algum relevo da época visigoda.
Esta ocupação humana desde os seus primórdios deve-se à proximidade com o rio Tejo e às suas condições naturais para a pesca, a apanha do sal e a agricultura.

06/07/05

diplomats


diplomats
Originally uploaded by manuel.cmatos.
Entre muitos heróis da 2ªGuerra Mundial contam-se muitos diplomatas. Homens anónimos que na sombra salvaram muitas vidas e contribuiram para um mundo melhor. Neste blog podem descobrir a vida do nosso patrono.
Na aula de hoje viajamos pelo site do colégio Vasco da Gama (www.colegiovascodagama.pt). è um espaço muito completo e apresenta uma variedade de actividades muito aceitável. Quando tiverem oportunidade passem por lá.

Exposição DEP. ARTES


Exposição EVT
Originally uploaded by manuel.cmatos.
Integrada nas actividades de fim de ano, as exposições são o meio de divulgar o trabalho dos alunos de um ano lectivo. Os blocos 1 e 3 estiveram abertos no dia do Arraial para pais e outros visitantes apreciarem a arte e não só dos nossos alunos. A exposição do Departamento de Artes, mais uma vez, primou pela cor e variedade, tendo abarcado todos os conteúdos das disciplinas.

Fantoches


Fantoches
Originally uploaded by manuel.cmatos.
Fantoches
Os fantoches são uns brinquedos fabulosos para nos ajudar a falar melhor e, em muitas crianças, a melhorar a sua auto-estima. O 6º A apresentou no dia 23 de Junho, no Ginásio 1 a peça "Perigo no Mar". Brilhante a actuação dos 10 alunos que participaram. As personagens (nadador salvador, Presidente da Junta de Freguesia, os turistas, os pescadores ... e mesmo os animais (peixes e gaivota) deram-nos lições de cidadania, cujos temas tinham sido desenvolvidos ao longo do ano lectivo na disciplina de Formação Cívica. Boas férias, bem merecem.

Teatro


Teatro
Originally uploaded by manuel.cmatos.
Teatro
O 6º A, sob coordenação da professora Deolinda S. apresentou no dia 23 de Junho, no Ginásio 1 da escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes a peça "Um ET na Quinta da Piedade". Cenários, músicas, tudo ... foi obra dos alunos e professores da turma. Deixem-se de histórias, quem é capaz de apresentar um espectáculo destes tem futuro. Para os alunos quero aqui manifestar o empenho, o sentido de responsabilidade, o espírito de grupo dos 20 alunos da turma.
Para todos as maiores felicidades.

Arraial 2005


Arraial 2005
Originally uploaded by manuel.cmatos.
No dia 18 de Junho realizou-se, mais uma vez, o tradicional Arraial Popular. Centenas de pessoas, entre pais,professores, alunos e amigos, visitaram-nos e puderam apreciar a nossa festa. Quem perdeu as sardinhas assadas, as bifanas, os caracóis, os bolos, o caldo verde, podia encontrar a feira do livro usado, a feira da planta, a quermesse ou mesmo os jogos tradicionais.
No próximo ano, sempre em Junho, não podem perder o nosso Arraial.